O que é UTM ?

Definição

UTM é um padrão utilizado na internet para obter rastreabilidade de ações e permitir que eventos sejam rastreados para ferramentas especializadas coletarem dados e permitir a análise de informações considerando as dimensões fornecidas pelo padrão UTM (UTM é a Urchin Tracking Module).

Parâmetros

Existem 5 dimensões utilizadas no padrão, abaixo está a descrição detalhada de cada uma das dimensões

Parâmetro

Aplicação

Exemplo

utm_source

Identifica como o tráfego foi gerado para o site, é um parâmetro obrigatório para qualquer captura

utm_source=maladireta

utm_source=google

utm_medium

Identifica qual o tipo de link foi usado , pode ser por exemplo e-mail ou cpc e tem como objetivo medir custos de aquisição com base na mídia

utm_medium=cpc

utm_medium=email

utm_campaign

Identifica uma campanha relacionada ao tráfego gerado

utm_campaign=verao

utm_campaign=10-off

utm_term

Identifica o termo de pesquisa utilizado

utm_term=biquini

utm_content

Identifica o conteúdo que levou o usuário à navegar até o site, por exemplo pode ser separado entre clicar em um banner, um logotipo ou em um link comum.

utm_content=banner utm_content=link

Last updated