Fluxo de criação
Last updated
Last updated
Iniciar uma loja virtual não é uma tarefa fácil !
São muitas etapas até a loja estar efetivamente pronta para estar disponível para o público consumidor e é muito importante seguir um fluxo de criação de conteúdo que seja produtivo e faça com que o administrador não tenha muito retrabalho, ou que cometa erros que só serão percebidos posteriormente gerando correções e mais retrabalho.
O primeiro passo é criar sua árvore de categorias, através dela você define como o usuário vai navegar na loja virtual.
O próximo passo será criar seus produtos e ligar eles à categorias existentes. Mas existe um passo intermediário que consiste em determinar as propriedades que farão parte de seu catalogo de produtos. Por exemplo :
Produto tem marca ?
Produto tem tema ?
Produto tem gênero ?
Então construa suas propriedades para seus produtos, assim durante a criação do produto você só precisa escolher/enquadrar o produto.
Agora que você criou suas categorias e criou suas propriedades, prepare suas fotos com uma boa resolução. Lembre-se de evitar fotos em altíssima resolução, pense sempre em usabilidade para clientes de celular com conexões lentas, então imagens com boa resolução e tamanho aceitável geram uma experiência de navegação de boa percepção.
Agora sim, cadastre seus produtos e envie suas fotos.
Vários campos do cadastro do produto são requeridos, e muitos influenciam diretamente o fluxo do processo de compra e a experiência do cliente. È importante você visitar a e consultar a documentação.
Já decidiu quem vai transportar seus produtos até o cliente final ?
Então cadastre seus tipos de frete (e lembre-se que no caso de transportadoras específicas é preciso realizar a integração caso ela não esteja homologada com nossa plataforma)
Após ter criado seus produtos, você pode criar sua primeira vitrine para disponibilizar seus produtos na loja virtual
Se você vai utilizar a loja virtual para emitir suas notas-fiscais, lembre-se de configurar corretamente as características fiscais dos produtos (NCM, CSOSN, etc...) e alinhar com seu contador se está tudo corretamente configurado. No ambiente de teste você pode emitir notas-fiscais como se estivesse trabalhando no dia-a-dia, ele executa as mesmas validações do ambiente oficial e também registra sua nota-fiscal na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de seu estado no ambiente de testes.
Primeiro conecte seu gateway de pagamento através das e defina suas formas de pagamento em Pagamento / Formas de Pagamento.
O ambiente de teste está lá para ser testado e realiza todo o ciclo de vida de um pedido, desde cadastramento do cliente à criação do carrinho e finalização convertendo para pedido. Por isso , após parametrizar tudo no módulo administrador do sistema, faça pedidos e acompanha se tudo está correndo como esperado, se houver problemas