Status dos pedidos
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O sistema dispõe de mecanismos específicos para realizar a gestão de pedidos, o status de um pedido é uma âncora principal para vários pontos do sistema entenderem em que momento o pedido está do seu ciclo de vida e assim permitir que regras sejam aplicadas (liberando ou restringindo ações).
Um pedido é o produto final de um carrinho criado por um cliente na loja virtual e permite que o lojista realize a separação, preparação e envio dos produtos comprados na loja. A medida que um pedido avança em seu ciclo de vida, o status do pedido demonstra isso de forma simples e objetiva.
Sim, em casos muito específicos o para que feito o retrocesso do status do pedido. Caso contrário, o sistema entende o fluxo já realizado pelo pedido e só permite a alteração de status á partir do momento atual do pedido (por exemplo pedido liberado > enviado para o cliente)
Dentro do pedido (admin / vendas / pedidos) será demonstrada a linha do tempo do pedido de forma gráfica trazendo a data/hora de atualização bem como o usuário vinculado. O usuário sistema é um usuário reservado que realiza transações de forma automática e tem poderes para alterar o status do pedido em casos reais, como por exemplo quando o código de rastreio dos correios confirma que o produto foi entregue ao destinatário final.
Sim, existem diversos robôs que rodam ciclos diferentes (por hora ou por dia) e realizam várias operações de consulta à fornecedores externos , entre eles
• Correios/transportadoras para identificar se houve entrega do produto ao destinatário final e assim alterar o status do pedido para entregue
• Gateways de pagamento para identificar se houve pagamento de boletos (entre outros) e permite que o pedido seja alterado para pago
Um pedido pode ser cancelado (pelo lojista ou pelo cliente), porém esta ação tem um prazo definido de 31 dias para ocorrer, após essa data o pedido torna-se somente-leitura e não pode mais sofrer edições.